Curso 4 - Sistematização e integralidade no cuidado de enfermagem às crianças com desenvolvimento atípico

Instrutor(a): Marília Vieira Cavalcante – Mestranda do PPGENF / Público: Alunos de Graduação em Enfermagem (30 vagas) e Profissionais de Enfermagem (10 vagas)

22/09/2020 23h08 - Atualizado em 24/11/2020 às 10h02

O crescimento e o desenvolvimento são indicadores de saúde da criança e constituem o eixo da assistência à sua saúde. As equipes de saúde, nomeadamente a de enfermagem devem estar alertas para intervir no processo de crescimento e de desenvolvimento, quando necessário, da maneira mais precoce possível (FORTES, 2014).

Estando presente desde a gestação, após o nascimento e permanecerá presente na vida da criança durante seu crescimento e desenvolvimento, o enfermeiro assume o papel de um profissional em potencial para a identificação de sinais de atraso no desenvolvimento infantil, que poderá indicar um desenvolvimento atípico, garantindo que o cuidado prestado seja adaptado para as necessidades da criança (FORTES, 2014).

De acordo com Rosário et al. (2015), observam-se um despreparo dos profissionais dos serviços de saúde para atender crianças com desenvolvimento atípico, o que gera dificuldades na inclusão destas, nos serviços de saúde. Diante dessa evidência, observa-se a necessidade da capacitação dos profissionais dos serviços de saúde para que possam prestar um cuidado humanizado e inclusivo voltado para as necessidades individuais desses usuários e assim, contribuir para o desenvolvimento de suas potencialidades.

Através da sistematização do cuidado de enfermagem é realizado a organização das informações colhidas durante o atendimento prestado à criança, análise, interpretação e avaliação dos dados, dessa forma proporcionando o planejamento e implementação do cuidado de maneira individual e direcionada para as necessidades do paciente, proporcionando de maneira facilitada, adaptada e inclusiva o cuidado prestado.

Diante do exposta, ressalta-se a importância da sensibilização desses profissionais, para que possam inserir em sua prática de cuidado, através da sistematização e da integralidade, estratégias para inclusão da criança com desenvolvimento atípico em seu processo de cuidado, indo além das práticas de cuidado em saúde e percebendo a importância dessa prática na inclusão social dessas crianças (BELMIRO et al., 2017).

Dados Gerais:

Curso Livre na Modalidade á Distância

Carga Horária: 40h / Período: de 28/09 a 30/10/2020

Inscrições: de 22 a 24/09/2020 (exclusivamente por meio do SIGAA) http://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/5566 

Instrutora: Marília Vieira Cavalcante – Mestranda do PPGENF
Coordenador(a)/Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Ingrid Martins Leite Lúcio
Tutoras: Adrielly Cristina de Lima Raimundo e Rita de Cássia Ramires da Silva