Apresentação

O Mestrado Acadêmico em Enfermagem (PPGENF) da Escola de Enfermagem (EENF) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), recomendado pela CAPES em 06 de dezembro de 2010, confere o título de Mestre em Enfermagem. O programa volta-se para a formação de mestres, com excelência para atuação no ensino e pesquisa e inserção social.

O PPGENF iniciou sua primeira Turma em 2011, mantendo a oferta de vagas para ingresso de forma anual e a oferta de disciplinas semestral.

O Mestrado busca contribuir, no contexto da sociedade alagoana e brasileira, para a produção e difusão de conhecimento na área de Enfermagem e saúde voltados para o aprimoramento do exercício profissional seja na docência ou na assistência.

Perfil do Mestre

Portador de conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento de pesquisas e atividades de docência em Enfermagem. Para tanto o Pós-graduando será estimulado à leitura crítica da realidade, ao entendimento do cuidado de enfermagem como o que pode oferecer no processo de cuidar pelo qual responde, no âmbito de sua competência, às necessidades de saúde da população e à adoção de atitude propositiva e/ou inovadora para intervir numa perspectiva de transformação social.

Objetivos:

Geral:
Formar mestres para o exercício da pesquisa com ênfase no cuidado e da docência em graduação e pós-graduação Lato sensu em Enfermagem;

Específicos:
Formar mestres para o exercício da pesquisa que, pela atualização/inovação do cuidado, subsidie a ação profissional viável, criativa e aderente à realidade dos cenários onde estejam inseridos

Formar mestres que incrementem a consolidação e a aplicação do conhecimento de Enfermagem produzido pelos grupos de pesquisa existentes nestes cenários

Contribuir, a partir da formação de mestres, para a formação da consciência crítica e para o desenvolvimento da atitude propositiva voltada para os problemas que vêm historicamente comprometendo o processo saúde-doença da população.

 

Área de Concentração

Enfermagem no cuidado em saúde e na promoção da vida

Desenvolve e articula a produção de conhecimento para a promoção do cuidado em saúde e da vida dos grupos humanos e tecnologias inovadoras para transformá-los em instrumentos de intervenção, a fim de que enfermeiros e profissionais de saúde possam aplicá-los em suas práticas de assistir e cuidar e ensinar a cuidar.

É composta por duas linhas de pesquisa que enfocam temas relevantes em saúde para a realidade na qual o programa está inserido: (1) Enfermagem, Vida, Saúde, Cuidado dos Grupos Humanos e (2) Enfermagem, Ciência, Tecnologia e Inovação para o Cuidado. As linhas e projetos se articulam entre si, dentro da área de concentração, de modo a garantir a formação do pós-graduando por meio da abordagem interdisciplinar.

 

Linhas de Pesquisa

1. Atenção à saúde e cuidado de enfermagem nos diferentes ciclos de vida

Desenvolve investigações no âmbito da atenção à saúde e do cuidado de enfermagem, visando promover, compreender e transformar a vida e o processo saúde-doença-cuidado dos grupos humanos, com ênfase nos estudos sobre: saúde da criança e do adolescente, saúde da mulher, saúde mental, segurança do paciente, infecções relacionadas à assistência à saúde, período perioperatório, paciente crítico e processo de finitude e no desenvolvimento biotecnológico.

 

2. Saúde coletiva, Educação na saúde e História da Enfermagem

Estuda a saúde da pessoa nas diferentes circunstâncias de vida enquanto ser social, histórico e político bem como a integralidade do cuidado, a gestão e a educação em saúde, considerando as dimensões históricas, filosóficas, culturais, antropológicas, políticas e tecnológicas das ciências da enfermagem, saúde e educação, com ênfase em: gestão e educação em saúde, rede de atenção à saúde, saúde mental, relações interpessoais, saúde do trabalhador, história da enfermagem, ética e organização profissional, vulnerabilidades, doenças crônicas e negligenciada.