Apresentação

O Mestrado Acadêmico em Enfermagem (PPGENF) da Escola de Enfermagem (EENF) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), recomendado pela CAPES em 06 de dezembro de 2010, confere o título de Mestre em Enfermagem. O programa volta-se para a formação de mestres, com excelência para atuação no ensino e pesquisa e inserção social.

O PPGENF iniciou sua primeira Turma em 2011, mantendo a oferta de vagas para ingresso de forma anual e a oferta de disciplinas semestral.

O Mestrado busca contribuir, no contexto da sociedade alagoana e brasileira, para a produção e difusão de conhecimento na área de Enfermagem e saúde voltados para o aprimoramento do exercício profissional seja na docência ou na assistência.

Perfil do Mestre

Portador de conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento de pesquisas e atividades de docência em Enfermagem. Para tanto o Pós-graduando será estimulado à leitura crítica da realidade, ao entendimento do cuidado de enfermagem como o que pode oferecer no processo de cuidar pelo qual responde, no âmbito de sua competência, às necessidades de saúde da população e à adoção de atitude propositiva e/ou inovadora para intervir numa perspectiva de transformação social.

Objetivos:

Geral:
Formar mestres para o exercício da pesquisa com ênfase no cuidado e da docência em graduação e pós-graduação Lato sensu em Enfermagem;

Específicos:
Formar mestres para o exercício da pesquisa que, pela atualização/inovação do cuidado, subsidie a ação profissional viável, criativa e aderente à realidade dos cenários onde estejam inseridos

Formar mestres que incrementem a consolidação e a aplicação do conhecimento de Enfermagem produzido pelos grupos de pesquisa existentes nestes cenários

Contribuir, a partir da formação de mestres, para a formação da consciência crítica e para o desenvolvimento da atitude propositiva voltada para os problemas que vêm historicamente comprometendo o processo saúde-doença da população.

 

Área de Concentração

Enfermagem no cuidado em saúde e na promoção da vida

Desenvolve e articula a produção de conhecimento para a promoção do cuidado em saúde e da vida dos grupos humanos e tecnologias inovadoras para transformá-los em instrumentos de intervenção, a fim de que enfermeiros e profissionais de saúde possam aplicá-los em suas práticas de assistir e cuidar e ensinar a cuidar.

É composta por duas linhas de pesquisa que enfocam temas relevantes em saúde para a realidade na qual o programa está inserido: (1) Enfermagem, Vida, Saúde, Cuidado dos Grupos Humanos e (2) Enfermagem, Ciência, Tecnologia e Inovação para o Cuidado. As linhas e projetos se articulam entre si, dentro da área de concentração, de modo a garantir a formação do pós-graduando por meio da abordagem interdisciplinar.

 

Linhas de Pesquisa

1. Enfermagem, Vida, Saúde, Cuidado dos Grupos Humanos

Engloba investigações que visam compreender a vida e o processo saúde-doença-cuidar dos grupos humanos como forma de contribuir para o cuidado aos indivíduos e grupos assistidos e melhoria de sua qualidade de vida.

As dissertações e projetos vinculados a esta Linha trazem conhecimentos de cunho propedêutico, nos quais os modos de ser, fazer e manter a vida e a saúde dos grupos humanos são desvelados em seus aspectos macro e micro sociais, visando as relações entre o processo saúde-doença e seus determinantes e condicionantes como objetos de investigação e se descortinam informações significativas para novas propostas de intervenção nos campos da atenção, da assistência e da educação em saúde, com reflexos importantes para a formação dos profissionais de Enfermagem e saúde.

 

2. Enfermagem, Ciência, Tecnologia e Inovação para o Cuidado

Engloba estudos que visam criar, validar e incorporar produtos, processos e instrumentos que inovem e ampliem a prática de assistir e cuidar em enfermagem e em saúde para a promoção da vida.

Esta linha vem abrigando pesquisas com desenhos experimentais, em áreas de interesse para a Enfermagem como a produção de novos insumos para o cuidado de pessoas, de base fitoterápicas, projetos que culminam com inovações tecnológicas (leves ou leveduras) com modelos teóricos de Enfermagem aplicados com grupos populacionais específicos, bem como proposições de modelos educacionais para grupos profissionais.

As pesquisas básicas realizadas têm resultado em depósitos de patentes e desenvolvimento de protótipos, os quais têm tido desdobramentos em estudos clínicos randomizados. Outros estudos têm desenvolvidos softwares de interesse para o registro de informações de Enfermagem.