Manual do Discente - SIGAA

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MANUAL DISCENTE STRICTO SENSU.pdf
Documento PDF (1.7MB)
                    Manual de utilização do
Sistema Integrado de Gestão
de Atividades Acadêmicas
(SIGAA)

MANUAL DISCENTE
STRICTO SENSU

MARÇO - 2018

Equipe
Maria Valéria Costa Correia – Reitora
José Vieira da Cruz – Vice-Reitor
Alejandro Cesar Frery Orgambide – Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação
- Coordenação de Pós-Graduação
Helson Flávio Sobrinho – Coordenador de Pós-Graduação
Aurinete Morais Pimentel – Assistente Social
Jaqueline Leite Vaz de Barros – Técnica em Assuntos Educacionais
Marineide de Almeida Coelho – Assistente em Administração
Neide Nobre Nunes – Assistente em Administração
Nataniel Oliveira dos Santos – Pedagoga
- Colaboradores do Processo de Implantação SIGAA
Sunny Kelma Oliveira Miranda – Servidora do NTI/UFAL
Wellington Batista Oliveira – Servidor do NTI/UFAL
Denis Almeida da Silva – Bolsista do NTI/UFAL
Stephanne de Oliveira Marques – Bolsista do NTI/UFAL
João Victor S. Caldeira (representando os bolsistas) - Bolsista PROPEP/CPG

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Apresentação
A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) implantou o Sistema Integrado de
Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação
(PROPEP) será responsável por gerir os módulos de: Lato Sensu, Stricto Sensu, Pesquisa,
Produção Intelectual e Residência em Saúde.
Com o apoio do NTI, recebemos todas as orientações e adequação do sistema
SIGAA criado pela UFRN para se adequar as necessidades da UFAL. Realizamos junto ao
NTI várias análises nas fases de validação, treinamento e produção. Esta articulação
PROPEP-NTI será contínua, pois sempre estaremos (re)avaliando e adequando o sistema
as nossas necessidades em prol da qualidade dos cursos de pós-graduação.
Este manual corresponde ao módulo STRICTO SENSU do SIGAA que possibilita
controlar e gerenciar os cursos de mestrado e doutorado existentes na Instituição. Com
esse sistema o gestor Stricto poderá realizar diversas operações administrativas
enquanto que o coordenador e secretário de curso irão gerenciar o andamento de seu
curso.
A proposta de elaboração deste manual é para atender necessidade premente
em função dos novos procedimentos e encaminhamentos dos cursos de stricto sensu,
inicialmente com alunos matriculados a partir de 2018 e posteriormente após a
migração do SIE para os alunos antigos que estão no sistema.
A equipe PROPEP-CPG estará sempre à disposição para esclarecimentos de
dúvidas e abertos ao acolhimento de sugestões.

Helson Flávio Sobrinho
Coordenador de Pós-Graduação

Alejandro Cesar Frery Orgambide
Pró-Reitor da PROPEP

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Sumário
INFORMAÇÕES SOBRE O SIGAA
1.COMO ACESSAR PELA PRIMEIRA VEZ O SIGAA
2.DADOS PESSOAIS
2.1 ATUALIZAR FOTO E PERFIL
2.2 MEUS DADOS PESSOAIS
3.EMITIR DECLARAÇÃO DE VÍNCULO
4.MATRÍCULA ON-LINE
4.1 REALIZAR MATRÍCULA
4.2 VER COMPROVANTE DE MATRÍCULA
4.3 VER ORIENTAÇÕES DE MATRÍCULA
4.4 VER RESULTADO DO PROCESSAMENTO
5.EMITIR ATESTADO DE MATRÍCULA
6.TURMAS DO SEMESTRE
7.COMO TRANCAR DISCIPLINA/TURMAS
8.EMITIR HISTÓRICO
9.PRODUÇÕES ACADÊMICAS
9.1SUBMETER TESES/DISSERTAÇÕES
9.2ACOMPANHAR PROCEDIMENTOS APÓS DEFESA

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INFORMAÇÕES SOBRE O SIGAA
O SIGAA informatiza os procedimentos da área acadêmica através dos
módulos de: graduação, pós-graduação (stricto e lato sensu), ensino técnico,
ensino médio e infantil, submissão e controle de projetos e bolsistas de
pesquisa, submissão e controle de ações de extensão, submissão e controle dos
projetos de ensino (monitoria e inovações), registro e relatórios da produção
acadêmica dos docentes, atividades de ensino a distância e um ambiente virtual
de aprendizado denominado Turma Virtual. Da mesma maneira do SIPAC
também disponibiliza portais específicos para: reitoria, professores, alunos,
tutores de ensino a distância, coordenações lato-sensu, stricto-sensu e de
graduação e comissões de avaliação (institucional e docente).
O Módulo Stricto Sensu possibilita controlar e gerenciar os cursos de
Mestrado e Doutorado existentes na Instituição. O gestor Stricto pode realizar
diversas operações administrativas, enquanto que o coordenador de curso
gerencia o andamento de seu curso. A Pró-Reitoria de Pós Graduação é
responsável pelo gerenciamento e ações aplicadas aos curso Stricto Sensu.
Perfis envolvidos
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

Administrador da Pró-Reitoria de Pós-Graduação: Responsável por
habilitar o acesso aos usuários à operações restritas.
Gestor de Stricto: Responsável pelo gerenciamento de todos os Programas
Stricto da instituição. O Gestor tem a permissão de gerenciar os processos
seletivos, cadastrar cursos, linha de pesquisa, e todo o processo que vai
desde o cadastro de docentes aos programas de Pós-Graduação.
Coordenador Stricto Sensu - mesmas ações para o vice-coordenador e
secretário(a) do PPG: Responsável pela coordenação das atividades de
curso, cadastro dos processos seletivos, turmas, matrículas de alunos entre
outras funções.

Relacionamento com outros módulos


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


Portal Coordenador Stricto Sensu: neste portal o coordenador de curso
tem acesso as operações como criação de turma, criação de processo
seletivo, cadastro de banca entre outras operações.
Portal Discente: Permite ao discente acessar o portal e acompanhar notas,
realizar matrículas, emitir documentos e realizar diversas operações.
Portal Docente: Através do Portal do Docente é possível visualizar as
turmas em que o docente está vinculado entre outras operações.
Portal Público: Através do Portal Público, é possível consultar os cursos
Stricto Sensu e efetuar inscrições em processos seletivos.

Links importantes para acessar o SIGAA STRICTO SENSU:



Portal Coordenador Stricto Sensu: http://sigaa.sig.ufal.br/sigaa
Portal Público: http://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/public (para comunidade
acessar e ver processos seletivos abertos, editais e fazer inscrição)
Obs.: Acessa com LOGIN (CPF) e SENHA (a mesma utilizada em todos
os sistemas da UFAL)

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1.COMO ACESSAR PELA PRIMEIRA VEZ O SIGAA
O Portal do Discente permite ao discente acessar o portal e acompanhar notas,
realizar matrículas, emitir certificados e realizar diversas operações. Aluno deve
acessar http://sigaa.sig.ufal.br/sigaa e entrar no sistema utilizando usuário e
senha (caso já tenha acesso aos sistemas da UFAL, a senha é a mesma), sendo
primeiro acesso, deve fazer o cadastro. Clicar em “Cadastre-se”.

O discente deve preencher com os dados já fornecidos anteriormente para a
matrícula institucional. Caso não tenha o número de matrícula, busque
informações na secretário do PPG.

Pronto! Agora você pode ter acesso ao sistema SIGAA.
2. DADOS PESSOAIS
Quando o aluno fizer login no sistema SIGAA, este será encaminhado para o
portal do discente:

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2.1 Atualizar Foto e Perfil
Permite que o usuário atualize sua foto e suas informações que foram
previamente cadastradas no sistema - ou cadastre-as, caso não tenha feito
antes -, informações essas que serão exibidas em seu perfil público. Para
realizar a operação, acesse o SIGAA → Módulos → Portal do Discente →
Atualizar Foto e Perfil.

Na tela acima, é possível inserir os seguintes Dados do Perfil do usuário:


Foto do perfil do usuário no sistema. Para inserir a foto do perfil, informe
se deseja enviar uma foto arquivada em seu computador ou se prefere
tirar uma nova foto utilizando sua webcam.

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


Descrição Pessoal, isto é, sua descrição geral, com características que
acredite ser interessante para sua carreira acadêmica e profissional;
Áreas de Interesse de ensino e pesquisa e/ou profissional;
Link do Currículo Lattes;
Assinatura, isto é, forma como deseja que suas mensagens sejam
assinadas na caixa postal do sistema.

Para confirmar a inserção dos dados, insira sua Senha de acesso ao sistema e
clique em Gravar Perfil.
2.2 Meus Dados Pessoais
Esta funcionalidade permite ao usuário visualizar, no portal do discente, seus
dados pessoais cadastrados no sistema. Essas informações constarão no
diploma que será recebido ao final do curso. Para tanto, há a possibilidade de
modificar alguns dos campos já preenchidos. No caso de haver erro em dados
pessoais bloqueados, o usuário terá de comparecer à coordenação do curso
para que se realizem as devidas alterações.
Para realizar a operação, acesse o SIGAA → Módulos → Portal do Discente →
Meus Dados Pessoais. A tela a seguir será exibida:

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O aluno pode preencher ou alterar os dados permitidos. Após modificar os dados
que julgar necessário, clique em Confirmar.
3.EMITIR DECLARAÇÃO DE VÍNCULO
Esta funcionalidade permite a emissão de uma declaração de vínculo, por parte
da Instituição, afirmando que, para os fins que se fizerem necessários, o
discente encontra-se devidamente vinculado a Universidade. Para emitir a
declaração de vínculo, o usuário deverá acessar o SIGAA → Módulos → Portal
do Discente → Ensino → Declaração de Vínculo.
Seguindo os passos acima descritos, a seguinte tela para a confirmação da
abertura ou download do arquivo será gerada. Para confirmar o download clique
em OK.
4.MATRÍCULA ON-LINE
4.1 Realizar Matrícula
Esta funcionalidade permitirá ao usuário realizar uma matrícula on-line em
componentes curriculares (disciplinas e atividades complementares: proficiência,
qualificação e defesa). Vale ressaltar que a matrícula só poderá ser realizada
após o preenchimento da avaliação institucional do período anterior pelo próprio
discente, e que o ato de realizar a matrícula não vincula definitivamente o aluno
à disciplina, pois há ainda o processamento da matrícula, de acordo com o
número de vagas ofertadas e a que cursos as disciplinas são oferecidas.
Para realizar esta operação, o usuário deverá acessar o SIGAA → Módulos →
Portal do Discente → Ensino → Matrícula On-Line → Realizar Matrícula.

O sistema exibirá uma tela com informações relacionadas a período de
inscrições. O aluno deve clicar em Iniciar Seleção de Turmas para iniciar o
processo de matrícula. O sistema direcionará o usuário para a seguinte tela:

Na tela exibida acima, caso as turmas listadas apresentem o ícone
significa
que é permitida a matrícula nesse componente. O ícone
indica que a turma
possui reservas para o curso do discente. Já o ícone
indica que não é

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permitida a matrícula nesse componente, podendo o discente já ter selecionado
este componente ou ser um componente curricular que necessita de um prérequisito para poder ser selecionado para matrícula. Estas operações serão
válidas para todas as telas que apresentarem estas funções. Ainda na tela
acima, clique no ícone para acessar informações sobre a turma. Esta
operação será válida para todas as telas que apresentarem esta função.
Para dar prosseguimento a operação de matrícula em componentes curriculares,
o usuário deverá selecionar as turmas que desejar. Caso deseje, selecione o
nível no espaço indicado, assim como mostramos na segunda tela deste
manual. Clique no ícone
para adicionar as turmas selecionadas. A
seguinte tela de sucesso será apresentada:

Ainda na lista de turmas selecionadas, clique no ícone
confirmar a matrícula. O sistema exibirá a seguinte tela de confirmação:

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para

O usuário deverá fornecer o número de sua Identidade e sua Senha de acesso
ao sistema. Confirme a operação clicando Confirmar Matrículas. A seguinte
tela de sucesso será apresentada:

4.2Ver comprovante de Matrícula
O discente, após realizar sua matrícula no sistema, terá acesso ao seu
comprovante de matrícula para o período corrente. O comprovante apresenta
todas as turmas para as quais o aluno solicitou matrícula, assim como os
horários, a carga horária e os locais em que serão ministradas as aulas das
turmas.
Para ver o comprovante de matrícula, o discente deve: Entrar no SIGAA →
Menu Discente → Ensino → Matrícula On-Line → Ver Comprovante de
Matrícula. O sistema exibirá o Comprovante de Matrícula.

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LEMBRETE: Após fase de matrícula online feita pelo aluno, é necessário que o
orientador ou coordenador do PPG entre no sistema SIGAA para aprovar as
disciplinas que o aluno escolheu para cursar.
4.3Ver orientações de Matrícula
Para ter acesso às orientações de matrícula, o usuário deverá: Entrar no SIGAA
→ Menu Discente → Ensino → Matrícula on-Line → Ver Orientações de
Matrícula. O usuário acompanhará, na tela em exibição, as análises e
observações realizadas acerca de suas solicitações de matrícula. Associada a
cada solicitação, o usuário encontrará a situação atual da solicitação e da
matrícula correspondente, havendo, no caso de orientações negativas, uma
observação específica para o componente solicitado.

4.4 Ver resultado do Processamento
Encerrado o período de matrícula na Universidade, o discente terá acesso, após
a data especificada pela instituição, ao resultado do processamento de
matrícula. Para visualizar o resultado do processamento, o discente deve: Entrar
no SIGAA → Menu Discente → Ensino → Matrícula on-Line → Ver Resultado do
Processamento. O sistema exibirá o Comprovante de Matrícula, com as
informações acerca das solicitações.

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5. EMITIR ATESTADO DE MATRÍCULA
Esta funcionalidade permite ao discente visualizar um relatório com o seu
atestado de matrícula. Este relatório informará se ele encontra-se matriculado ou
deferido, nos componentes curriculares aos quais solicitou matrícula, além de
permitir a visualização da sua tabela de horários de aula.
Para gerar o atestado de matrícula, acesse o SIGAA → Módulos → Portal do
Discente → Ensino → Atestado de Matrícula. Seguindo os passos acima
descritos, a seguinte tela será gerada:

6.TURMAS DO SEMESTRE (Leia-se Disciplinas)
Na página principal do discente existe a área Turmas do Semestre, onde
aparecerão todas as turmas matriculadas no período. Para acessar a turma
virtual é só clicar no nome da turma, que abrirá a turma virtual.

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No ambiente de turma virtual o discente poderá visualizar informações sobre
horários, atualizações da turma, mensagens e outras funcionalidades
relacionadas à disciplina.

7. COMO TRANCAR DISCIPLINAS/TURMAS
O trancamento de componentes curriculares pode ser realizado pelo aluno, no
modo on-line, através do Portal Acadêmico no SIGAA. A solicitação é feita e
encaminhada ao coordenador de cada curso, para que ele faça - se assim
desejar - algumas observações, a fim de induzir o aluno a desistir da ação. É
importante saber que o trancamento não é feito de imediato e tem prazo de 7
dias corridos, a partir da data de solicitação, para ser confirmado. Dentro do
período oficial de trancamento, estabelecido pelo Calendário Acadêmico da
instituição, o aluno ainda pode cancelar o pedido. Se a ação for solicitada no
último dia de trancamento, este será automaticamente confirmado até o dia
seguinte, e o aluno não pode mais cancelá-lo.
Para Trancar Componentes Curriculares, o discente deve: entrar no SIGAA →
Portal Discente → Ensino → Trancamento de Componente Curricular →
Trancar.O sistema, então, exibirá a página sobre as informações do trancamento
e as disciplinas em que o discente está matriculado no semestre.

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Selecione as matrículas que deseja trancar. Assim que a disciplina for
selecionada, aparecerão as opções de motivo do trancamento para serem
marcadas, obrigatoriamente.

Em seguida, clique em Solicitar Trancamento. A tela seguinte exibirá as
informações das disciplinas com trancamento solicitado e a confirmação dos
dados pessoais.

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Verifique se tudo está correto, confirme os dados e clique em Confirmar
Solicitação. Por fim, o sistema mostrará o sucesso da operação, juntamente
com os dados da solicitação do trancamento.
8.EMITIR HISTÓRICO
Esta funcionalidade permite que o discente emita seu histórico na Instituição,
contendo seus dados pessoais, os dados do curso, e os detalhes dos
componentes curriculares já cursados, e dos que ainda está cursando. Para
emitir o histórico, o discente deve acessar o SIGAA → Módulos → Portal do
Discente → Ensino → Consultar Histórico.
Seguindo os passos acima descritos, a seguinte tela será gerada para que o
usuário confirme o download do arquivo com o histórico:

Clique em OK, para abrir, ou realizar o download do arquivo.

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9.PRODUÇÕES ACADÊMICAS
9.1Submeter Teses/Dissertações
Na aba Ensino -> Produções Acadêmicas -> Submeter Tese/Dissertações após
o aluno apresentar sua Dissertação/Tese Final, o mesmo deve enviar o arquivo
em PDF para correção dos orientadores.
9.2Acompanhar Procedimentos Após Defesa
Na aba Ensino -> Produções Acadêmicas -> Acompanhar Procedimentos Após
Defesa o Discente poderá verificar passo a passo do procedimento até sua
conclusão no curso e enviar os documentos necessários após a submissão da
tese.
O coordenador, orientador e o aluno a partir deste momento irão passar por
várias fases de envio de documento pelo aluno e aprovação/correção por parte
do coordenador/orientador. Segue passo a passo para conclusão de aluno após
a sua defesa:

RESPONSABILIDADE

RESPONSABILIDADE

ORIENTADOR

COORDENAÇÃO

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RESPONSABILIDADE
ALUNO

OBSERVAÇÕES:
Obs.1: Este manual é simplificado para descrever as ações básicas da
coordenação do curso.
Obs.2: Existe o manual no próprio sistema SIGAA Stricto Sensu, basta clicar em
AJUDA:

Outra opção é ir diretamente no link do Confluence:
https://sistemas.ufal.br/confluence/display/doku/SIGAA
Obs.3: Por se tratar de um sistema acadêmico novo em nossa instituição, a
PROPEP e o NTI, se coloca a disposição para esclarecer dúvidas e auxiliar no
que for preciso em relação a gestão acadêmica dos cursos stricto sensu.
Contatos:


Coordenação de Pós Graduação (CPG/PROPEP)
cpg@propep.ufal.br / 32141067 /1068



Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI/UFAL)
atendimento@nti.ufal.br 32141015

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