Curso 6 - Saúde da mulher no ciclo gravídico puerperal antes e após a pandemia da COVID-19

Instrutor(a): Aysla Kalliny dos Reis – Mestranda do PPGENF / Público: Alunos de Graduação em Enfermagem (20 vagas) e Profissionais de Enfermagem (10 vagas) / Inscrições: de 22 a 24/10/2020

23/10/2020 23h15 - Atualizado em 24/11/2020 às 10h02

Devido ao risco elevado de morbimortalidade, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou as gestantes como grupo de risco para Covid-19. Na maioria dos infectados, os sintomas apresentados são leves, a exemplo de febre e tosse seca, porém, em mulheres na segunda metade da gestação, há outros sintomas que podem aparecer com menor intensidade nas gestantes, como fadiga, dispneia, diarreia, congestão nasal e coriza. Algumas mulheres podem apresentar ainda complicações mais graves, como a síndrome respiratória aguda grave (SARS) ( ZAIGHAM; ANDERSSON, 2020 ).

O novo coronavírus, SARS-COV-2, tem se propagado no mundo inteiro de maneira rápida, vulnerabilizando, dentre outros grupos, as gestantes. Diante das complicações para a gestação e o feto, faz-se necessário refletir sobre o estar gestante em tempos de pandemia da Covid-19, as mudanças de condutas obstétricas, e a importância do cuidado profissional, sobretudo de enfermeiros, a fim de superar os inúmeros desafios que permeiam esse contexto.

Dados Gerais:

Curso Livre na Modalidade a Distância

Carga Horária: 40h / Período: de 26/10 a 26/11/2020

Inscrições: de 22 a 24/10/2020 (exclusivamente por meio do SIGAA) http://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/5715

Instrutora: Aysla Kalliny dos Reis – Mestranda do PPGENF
Orientador(a) / Coordenador(a): Prof.ª Dr.ª Jovânia Marques de Oliveira e Silva