PPE002 - METODOLOGIA DO ENSINO

Arquivo
PPE002.pdf
Documento PDF (252.6KB)
                    UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL
ESCOLA DE ENFERMAGEM – EENF
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM – MESTRADO

_______________________________________________________________________________________

EMENTA DE DISCIPLINA

METODOLOGIA DO ENSINO - PPE002
Natureza: Obrigatória

Carga Horária: 60h

Créditos: 04

EMENTA:
Busca instrumentalizar o pós-graduando para a atividade docente no ensino superior na área de
saúde/enfermagem. Aborda a educação como processo e possibilidade transformadora da
realidade individual e coletiva, discutindo aspectos e elementos relativos à ação pedagógico didática
no ensino superior.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1.
2.
3.
4.

Paradigmas da educação
Educação para o século XXI
Concepções pedagógicas
O trabalho docente

5.
6.

Planejamento do ensino e seus componentes
Metodologias ativas

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Formação pedagógica em educação profissional na área de saúde: Enfermagem.
Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Projeto de
Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem. 2.ed. Brasília: Ministério da Saúde,
2003, volume 6.
CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora-estratégias pedagógicas para
fomentar o aprendizado ativo. Penso Editora, 2018.
DEBALD, Blasius. Metodologias ativas no ensino superior: o protagonismo do aluno. Penso Editora,
2020.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ESCOLA DE ENFERMAGEM – EENF/UFAL
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM - MESTRADO
Av. Lourival Melo Mota, s/n Campus A.C. Simões - BR 104 – Norte Km 97, Tabuleiro do Martins - Maceió -AL, CEP 57072-970
Contato: (82) 3214-1171 (Secretaria) – E-mail: sec.mestrado.enfermagem@gmail.com

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL
ESCOLA DE ENFERMAGEM – EENF
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM – MESTRADO

_______________________________________________________________________________________

DELOURS, J. (Org.). Educação: um tesouro a descobrir. 10.ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC:
UNESCO, 2006.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e
Terra, 1996.
GADOTTI, M. Pensamento pedagógico brasileiro. 8.ed. São Paulo: Ática, 2004.
GADOTTI, M. História das ideias pedagógicas. São Paulo: Ática, 2008
LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar. 10.ed. São Paulo: Cortez, 2000.
MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. Summus editorial,
2012.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti et al. Ensino: as abordagens do processo. 1986.
MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. Metodologias ativas
para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, p. 02-25,
2018.
MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8. ed. Rio de
Janeiro:Bertrand Brasil, 2003.
MOURA, D. G.; BARBOSA, E. F. Trabalhando com projetos: planejamento e gestão de projetos
educacionais. 4.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
PILETTI, C. Didática geral. São Paulo: Ática, 1996.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ESCOLA DE ENFERMAGEM – EENF/UFAL
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM - MESTRADO
Av. Lourival Melo Mota, s/n Campus A.C. Simões - BR 104 – Norte Km 97, Tabuleiro do Martins - Maceió -AL, CEP 57072-970
Contato: (82) 3214-1171 (Secretaria) – E-mail: sec.mestrado.enfermagem@gmail.com