Descrição do Projeto
Barreira Sanitaria no antigo CSAU divulgado em 18.06.2020.pdf
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ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO
Título do projeto: Barreira Sanitária para Monitoramento da Saúde dos Docentes,
Técnicos-Administrativos, Discentes e demais transeuntes no prédio do antigo CSAU na
UFAL durante o retorno do distanciamento social decorrente da pandemia do novo
coronavirus (COVID-19).
Coordenador do projeto: MsC. Silvana Maria Barros de Oliveira, ENFERMEIRA.
E-mail/Telefone/Unidade de origem: sbarrosqta1@gmail.com, (82) 98862-2003/EENF.
Colaboradores: Servidores Técnico-administrativos da EENF:
● Paulyne Souza Silva Guimarães; e-mail: paulyne.guima@gmail.com
● Risonilda Costa da Silva; e-mail: nildalindadireito@gmail.com
● Giselle Souza Vicente; e-mail: gizaasouza@gmail.com
Alunos envolvidos:
• Graduandos de Enfermagem
Local onde vai ser desenvolvido (comunidade): Numa entrada centralizada do antigo
CSAU será instalado a estrutura para a Barreira Sanitária direcionada a todos os Docentes,
Técnicos-administrativos, discentes e demais transeuntes, que circulem nesse complexo
dos Cursos de Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Odontologia.
1. RESUMO DO PROJETO
Introdução: Diante da pandemia de CoVID-19 várias medidas são necessárias no retorno
ao trabalho para o monitoramento da saúde dos indivíduos, que circulam na UFAL, afim de
controlar casos novos e impedir reincidência dos surtos endêmicos. Metodologia: Trata-se
de um projeto de extensão, do tipo intervenção, de natureza quantitativa descritiva, para
estabelecer barreira sanitária na entrada do antigo CSAU, no retorno às atividades
presenciais. Verificação de Temperatura à distância e rápida entrevista acerca dos sintomas
serão as atividades desenvolvidas. Objetivo Geral: Estruturar ponto de Barreira Sanitária
na entrada do antigo CSAU por período de três meses, prorrogável por mais um, caso
necessário. Objetivos Específicos: 1. Monitorar a saúde de Docentes, técnicosadministrativos, discentes e demais transeuntes que circulem no antigo CSAU; 2. Identificar
a manifestação de sintomas como tosse, cansaço, congestão nasal, coriza, mialgia,
cefaleia, dor de garganta ou dispneia; 3. Acompanhar a ocorrência de casos suspeitos ou
confirmados na família/residência do indivíduo; 4. Esclarecer os protocolos a serem
seguidos caso alguém apresente sintomas da Covid-19, informando o cronograma quanto
ao isolamento e período de retorno. 5. Encaminhar casos suspeitos ao atendimento médico
presencial na Unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS),
no HUPAA, quando servidor; e à UPA Assis Chateaubriand para os demais; 6. Emitir
relatórios semanais à PROGEPE, DAP, Comissão de Gerenciamento da CoVID-19 e
Unidades Acadêmicas correspondentes à identificação de casos suspeitos, auxiliando na
adequação de medidas necessárias para impedir a proliferação ou reinfecção da
comunidade acadêmica e à comunidade em geral. Considerações finais: Reconhecendo
que o cerne de um projeto de extensão está na busca por solucionar problemas existentes,
de interesse e necessidade de uma comunidade, justifica-se esse projeto, acreditando que
ele é relevante em sua contribuição nesse momento de enfrentamento dessa pandemia,
culminando na ampliação da relação desta Universidade com a sociedade.
2. INTRODUÇÃO
A infecção pelo vírus SARS-CoV-2 chamado de COVID-19 (do inglês, Coronavirus
Disease 2019) iniciou em dezembro de 2019, como diversos casos de pneumonia por causa
desconhecida até aquele momento, na cidade de Wuhan, província de Hubei, China (BAY
et. al, 2020). Foi pela análise do material genético isolado do vírus, que se constatou que se
tratava de um novo betacoronavírus, inicialmente denominado 2019-nCoV pela Organização
Mundial da Saúde (OMS). Posteriormente, esse passou a ser chamado de SARS-CoV-2 (do
inglês Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus (BRASIL, 2020). Embora já tenha
havido outras infecções por coronavírus no mundo com sintomas leves, atualmente, o SARSCoV-2, tem por principais sintomas a febre, a fadiga e a tosse seca que podem evoluir para
dispneia ou, em casos mais graves, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e até
mesmo a morte (QIAN et. al, 2020), como temos sido continuamente informados pelos dados
da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS).
As autoridades chinesas relataram que a disseminação ocorreu de pessoa para
pessoa na China e do mesmo modo, ocorreu e ainda está ocorrendo no restante do mundo.
Descobriu-se que gotículas respiratórias produzidas quando uma pessoa infectada tosse ou
espirra, semelhante à maneira como a influenza e outros patógenos respiratórios se
espalham, ou aerossóis emitidos por pacientes submetidos a procedimentos de vias aéreas,
como a intubação oro traqueal ou aspiração de vias aéreas são formas de disseminação do
vírus. De pessoa pra pessoa a contaminação acontece por contato próximo (BRASIL b,
2010).
2.1. Caracterização da Problemática
O problema maior dessa infecção por SARS-CoV-2 é a velocidade de propagação e
disseminação da doença que se espalha rapidamente no Brasil e em todo o mundo. Fato
disto, a OMS declarou a doença como uma emergência de saúde pública global em 30 de
janeiro de 2020, e em 11 de março de 2020, passou a considera-la uma pandemia.
Mediante a constatação do contato de pessoa para pessoa como a principal forma de
contágio e disseminação do SARS-CoV-2, o distanciamento social foi adotado como uma
forma de reduzir a curva epidemiológica de contágio. Acredita-se que, a próxima fase, seja
a retomada das atividades, com a reabertura de estabelecimentos comerciais e
educacionais, ainda que em “Lookdown” como já se tem cogitado entre as autoridades
públicas e gestores das Universidades. No entanto, o que se tem hoje, é a orientação para
o estabelecimento de estratégias de segurança para garantir o distanciamento social no
trabalho sem incorrer em risco de reinfecção ou novo surto da doença na comunidade.
Enquanto o processo de reabertura das economias está começando a ser discutido
ainda não existe uma experiência consolidada sobre o retorno das atividades. De qualquer
modo, orienta-se o retorno com o estabelecimento de medidas para manter a higienização
das mãos com água e sabão ou fricção de álcool gel, distanciamento social no trabalho e
identificação e monitoramento de casos suspeitos pele verificação da temperatura e de
demais sintomas.
Com o retorno das atividades acadêmicas a UFAL necessitará de um plano para
operacionalizar o controle da saúde dos Docentes, Técnicos-Administrativos, Discentes e
demais transeuntes como estratégia para impedir a reinfecção entre os membros dessa
comunidade, pelo SARS-CoV-2. Diante dessa problemática e acreditando na contribuição
que a Enfermagem pode dar à UFAL no monitoramernto da saúde dessa comunidade, bem
como, reconhecendo os benefícios desse controle é que temos a motivação de propor a
implantação dessa barreira sanitária no prédio do antigo CSAU, que abriga o complexo de
04(quatro) cursos da Saúde, à saber: Enfermagem Farmácia, Nutrição e Odontologia.
Esclarecemos que em virtude da necessidade de adequação ao Edital da PROEX – 05/2020,
para efeitos de viabilização desse projeto, relacionado ao recurso a ser disponibilizado, essa
proposta inclui apenas 01 (um) ponto de Barreira Sanitária, e na possibilidade de mais
recursos, certamente teremos condições de replicar esse projeto nas demais unidades
acadêmicas da UFAL, ou até mesmo nos 02 (dois) portões de acesso à universidade, o que
careceria de maiores investimentos.
A proposta, está em plena conformidade com a política de qualidade de vida no
trabalho da Universidade, que tem como missão: “Estimular na gestão organizacional,
práticas individuais e coletivas de trabalho, bem como, prevenir agravos com ênfase em
vigilância e promoção à saúde, proporcionando satisfação, reconhecimento, nas relações
socioprofissionais” (UFAL, 2019).
2.2. Caracterização da Região onde será desenvolvido o projeto
Na UFAL, cerca de 90% dos estudantes, em 2017, não trabalhavam e alegaram renda
familiar insuficiente, segundo informações fornecidas por aqueles que preencheram cadastro
de perfil socioeconômico no SIGAA naquele ano (UFAL, 2019). Assim, ao se pensar na
comunidade acadêmica dessa Universidade, em se tratando do perfil socioeconômico dos
Discentes, a cobertura do programa de assistência estudantil destinada aos alunos de baixa
renda familiar, foi ampliada em 2019, passando a atender 5.261 (cinco mil, duzentos e
sessenta e um) estudantes com vulnerabilidade socioeconômica dos cursos de graduação,
os quais foram atendidos nas modalidades de bolsa permanência e auxílios. Essa realidade
também compreende alunos dos cursos de graduação do complexo da Saúde do antigo
CSAU, os quais, serão beneficiados por esse projeto de extensão.
A gestão da Universidade entende que para ser socialmente referenciada e ter
responsabilidade social necessita prestar atenção especial aos movimentos sociais,
priorizando ações que visem à superação das atuais condições de desigualdade e de
exclusão existentes em Alagoas, no Nordeste e no país. A ação cidadã e sociopolítica da
UFAL não pode prescindir da efetiva socialização do conhecimento nela produzido. Dentro
desse reconhecimento é que se propõe a realização desse projeto (UFAL, 2019).
2.3. Justificativa do Projeto
Acerca da CoVID-19 há muito a ser descoberto à medida que o tempo avança e são
publicadas novas evidências científicas (BRASILb, 2020). No entanto, algumas descobertas
já estão consolidadas entre a comunidade científica: 1. O SARS-CoV-2 é transmitido de
humanos para humanos, segundo já foi confirmada na China e nos EUA (KENNETH, 2020);
A principal forma de transmissão é através do contato de gotículas respiratórias oriundas de
pessoas doentes e sintomáticos (WHO, 2020); 3. Até o presente momento, a transmissão do
vírus por indivíduos assintomáticos segue em debate (ROTHE, 2020; KUPFERSCHMIDT,
2020); 4. Em média, o período de incubação é estimado de 5 a 6 dias, podendo variar de 0
a 14 dias (RAZAI, 2020).
No retorno das atividades acadêmicas, sem que se tenha segurança quanto ao
controle da infecção pelo SARS-CoV-2, é fundamental a manutenção das medidas
preventivas tanto nos serviços de saúde quanto em demais setores frequentados pela
comunidade. O que se tem orientado pelas autoridades sanitárias consiste na higienização
frequente das mãos com água e sabão; fricção das mãos com álcool à 70%; evitar levar às
mãos aos olhos, nariz e boca; tossir ou espirrar usando o cotovelo como proteção ou um
lenço de papel que deve ser imediatamente descartado (BRASILb, 2020); usar máscara em
caso de sintomas gripais ou respiratórios; realizar higienização das mãos após o descarte
da máscara; nunca tocar a máscara com as mãos sujas (BICA, 2010); manter distanciamento
social de no mínimo 1 metro (BRASILb, 2020).
Podemos afirmar que um projeto de extensão é um conjunto de atividades
processuais, contínuas, de caráter educativo, pautado no científico ou na tecnologia, de
cunho social e/ou artístico, com objetivos e prazos definidos, que tem por objetivo maior a
prestação de serviços na transferência de conhecimentos produzidos na Universidade,
ofertados à sociedade.
Para efeito desse projeto de extensão, pela magnitude imposta pelas metas a serem
atingidas no sentido de alcançar 100 % dos indivíduos que adentrarem e circularem no prédio
do antigo CSAU, a inclusão de Discentes de Enfermagem nas atividades propostas será de
fundamental importância, para garantir a viabilidade e o sucesso na obtenção dos objetivos,
tendo em vista o quantitativo de indivíduos a serem abordados. A escolha pelos discentes
apenas do curso de Enfermagem se deu pela as atividades propostas, que giram em torno
da verificação da temperatura corporal e entrevista rápida sobre os sintomas da CoVID-19,
sendo essas atividades inerentes ao processo de cuidar do profissional de Enfermagem e
em se tratando de consultas ou entrevistas acerca se sinais e sintomas, como é o caso da
pandemia.
O preparo desses Discentes se fará necessário, na forma de treinamento a ser
ministrado pelas organizadoras , condição estritamente necessária para que se tenha o rigor
científico na coleta e produção das informações acerca dos sintomas de casos suspeitos ou
contato com paciente infectado em domicílio, para os devidos encaminhamentos que se
configuram em medidas de controle da proliferação da CoVID-19, o que culminará em
benefício para o Discente participante desse projeto ao desenvolver competências em
realizar barreira sanitária, no controle de uma infecção de patogenicidade emergente, como
nunca experienciada no Brasil e no mundo, além do maior benefício de ao final, estar
preparado para outros projetos no âmbito do cuidar compatível com a sua categoria
Enfermagem.
3. OBJETIVOS
3.1. Objetivo Geral do Trabalho
Estruturar ponto de Barreira Sanitária na entrada do antigo CSAU por período de três meses,
prorrogável por mais um, caso necessário.
3.2. Objetivos Específicos e Cronograma de Trabalho
Objetivo
META – Mês/ano
(quantificar)
Objetivo 1: Monitorar a saúde de Docentes, Técnicos- 100% dos que
administrativos e demais transeuntes que adentrarem no antigo adentrarem no CSAU.
CSAU;
Objetivo 2: Identificar a possível manifestação de sintomas como 100% dos que
tosse, cansaço, congestão nasal, coriza, mialgia, cefaleia, dor de adentrarem no CSAU.
garganta ou dispneia;
Objetivo 3: Acompanhar a ocorrência de casos suspeitos ou 100% dos que
confirmados na família/residência do indivíduo;
adentrarem no CSAU.
Objetivo 4: Esclarecer os protocolos a serem seguidos caso 100% dos que
alguém apresente sintomas da Covid-19, informando o cronograma adentrarem no CSAU.
quanto ao isolamento e período de retorno;
Objetivo 5: Encaminhar casos suspeitos ao atendimento médico 100% dos casos
presencial na Unidade do Subsistema Integrado de Atenção à identificados
Saúde do Servidor (SIASS), no Hupaa, quando servidor; e à UPA
Assis Chateaubriand para os demais;
Objetivo 6: Emitir relatórios semanais à PROGEPE, DAP, 100% - Semanalmente
Comissão de Gerenciamento da CoVID-19 e Unidades Acadêmicas
correspondentes à identificação de casos suspeitos de CoVID-19
auxiliando na adequação de medidas necessárias para impedir a
proliferação ou a reinfecção da comunidade acadêmica e à
comunidade em geral.
4. CRONOGRAMA DE TRABALHO:
Como o cronograma do projeto como um todo, está descrito no item 8 desse projeto,
apresentamos aqui as datas das atividades relacionadas ao processo seletivo simplificado
do Discentes participantes, bolsistas e não bolsistas.
Período/Data, 2020
Atividades
Junho
Inscrição
18 a 21
Seleção dos Discentes
22 e 23
Publicação da lista de
classificação dos Discentes
24
Treinamento dos Discentes
26
Atividades de Intervenção/
Realização da Barreira
Sanitária
Elaborar relatório e enviar e
entregar à PROEX
Julho
Agosto
Setembro
A partir do
dia 01
Todos os
dias úteis de
seg. à sexta
Até 30 de
setembro
Outubro
01 a 07
5. METODOLOGIA
- Método: Trata-se de um projeto de extensão, do tipo intervenção, de natureza quantitativa
descritiva elaborado e proposto pela equipe de Técnicos-administrativos dos Laboratórios de
Ensino da EENF, para estabelecer barreira sanitária em entrada única e centralizada, de
acesso ao antigo CSAU da UFAL, no período de retorno às atividades presenciais, segundo
definição das autoridades públicas. A verificação de temperatura corpórea à distância, e
entrevista acerca dos sintomas da CoVID-19 serão as intervenções realizadas no projeto.
Um projeto do tipo intervenção tem por fundamento a relação dialética entre pesquisa e ação
e norteia-se pelo pressuposto de que o objetivo em a realizar está na transformação da
realidade (DAMIANI; ROCHEFORT; CARSTRO et al., 2013).
O projeto de extensão tem seu lugar assegurado no Estatuto da Ufal, sendo
considerado um dos mais importantes marcos legais da instituição. Segundo o Art. 33. “A
extensão é o processo de relações diretas e recíprocas com a sociedade, que se
desenvolverá de forma indissociável com o ensino e a pesquisa” e tem por objetivos a
promoção do conhecimento, democratização do saber e do acesso a este, aumento do nível
cultural dos indivíduos e da população em geral, bem como, promover a intervenção solidária
junto à comunidade levando à transformação da realidade social, inclusive a relação
respeitosa entre conhecimento popular e conhecimento científico e filosófico dentre outros
que reafirma os compromissos sociais, éticos e políticos com os interesses coletivos da
sociedade e com os valores da cidadania, particularmente com os da Região Nordeste e do
Estado de Alagoas (UFAL, 2019). Diante desse pressuposto pretende-se a realização desse
projeto de extensão.
- Local de Realização do Projeto:
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), fundada em Fundada em 1961, é uma
instituição federal de ensino superior, instalada no Campus A.C. Simões, na capital Maceió,
e em mais dois campi no interior do Estado: Campus Arapiraca e suas unidades em Viçosa,
Penedo e Palmeira dos Índios e Campus do Sertão, com sede em Delmiro Gouveia, e
unidade em Santana do Ipanema (https://ufal.br/ufal/institucional/apresentacao)
Possui em seu corpo Discente cerca de 26.000 (vinte e seis mil) alunos matriculados
nos 84 (oitenta e quatro) cursos de graduação, distribuídos em 23 (vinte e três) Unidades
Acadêmicas, sendo 53 (cinquenta e três) desses, em Maceió, e os demais, nos campi de
Arapiraca e do Sertão. Na modalidade de pós-graduação, são 39 (trinta e nove)
programas strictu sensu oferecidos, sendo 30 (trinta) mestrados e 09 (nove) doutorados, que
contam com mais de 2.000 (dois mil) mestrandos e doutorandos. Ainda oferece 13 (treze)
especializações presenciais e oferece também curso de Educação a Distância, onde tem
cerca de 4.000 (quatro mil) graduandos nessa modalidade. Em seu quadro de pessoal, são
1.698 (um mil e seiscentos e noventa e oito) servidores técnico-administrativos e um
contingente de 1.394 (um mil trezentos e noventa e quatro) Docentes
(https://ufal.br/ufal/institucional/apresentacao).
O Campi A.C. Simões, situado em Maceió, capital de Alagoas, na Av. Lourival Melo
Mota, s/n. Tabuleiro do Martins, Cep: 57072-970 é o local para efeitos desse projeto de
extensão. Sendo esse Campi, o maior dentre os demais da Universidade, concentrando o
maior número de profissionais e alunos, bem como pela posição que ocupa no território
alagoano, de grande importância para o desenvolvimento do Estado e da comunidade
acadêmica bem como da extensão dessa comunidade em suas famílias espalhadas na
capital e demais cidades circunvizinhas. Por essas razões, escolheu-se esse Campus para
a realização da Barreira Sanitária. E o ponto de implantação foi o complexo da saúde, no
antigo CSAU, restrito a este, para adequações ao Edital PROEX – 05/2020 com relação aos
recursos disponíveis. No entanto, em havendo disponibilidade de mais recursos financeiros,
seria de grande valia para a comunidade do Campus A.C. Simões que esse projeto fosse
ampliado, especialmente na reitoria que tem por fluxo um grande número de pessoas de
todas as unidades acadêmicas, inclusive do Hospital Universitário.
- Procedimentos Gerais:
Num projeto de extensão do tipo intervenção, o conjunto de métodos compreende a
realização de objetivos práticos, relacionados às ações propostas. Cada objetivo deve estar
a serviço de uma condição que se almeja alcançar, a partir do problema nomeado. Após
definição e caracterização da problemática e a correlação das causas que colaboram para o
estado de coisas, para as quais se propõe intervir, definiu-se os objetivos do trabalho tendo
por foco os “nós” que desencadeiam o problema.
O teste de verificação quanto as intervenções propostas, está na confirmação de que
estas, proporcionarão a mudança da realidade almejada, devendo ser embasada
cientificamente e garantir a viabilidade de sua execução política, técnica e economicamente
(OLIVEIRA, 2017).
- Participantes do projeto:
Para efeito desse projeto de extensão, calcula-se que será preciso cerca de 20 (vinte)
participantes, sendo 04 servidores técnico-administrativos do Laboratório de Habilidades de
Enfermagem, sendo 01 (uma) enfermeira, coordenadora do projeto, 01 (uma) técnica de
enfermagem e 02 (duas) auxiliares de enfermagem; 01 (um) Docente orientador do projeto,
e 15 (quinze) discentes do curso de graduação de Enfermagem; sendo apenas 03 (três),
desses15 (quinze) selecionados como bolsistas, em atendimento ao Edital PROEX –
05/2020; os demais serão voluntários, não bolsistas e receberão certificação de participação
igualmente aos participantes bolsistas. Os 03 (três) discentes que obtiverem maior
pontuação na análise curricular serão os bolsistas do projeto.
Os critérios para seleção simplificada para participação dos discentes no projeto são:
1. Ser Discente regular de Enfermagem da EENF a partir do 3º período;
2. Inscrever-se exclusivamente por formulário eletrônico disponibilizado na página da
EENF:http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/esenfar/ptbr/graduacao/enfermage
m/laboratorio;
3. Maior pontuação no BAREMA de análise Curricular:
Atividades
Ter trabalho publicado em revista ou livro na
área Enfermagem;
Resumos publicados ou trabalho apresentado
na área de enfermagem, em eventos
científicos;
Participação em grupo de pesquisa em
enfermagem;
Participação em projetos de extensão
voltados a enfermagem;
Participação em PET.
Distribuição de
Pontos
5,0
pontos
por
publicação
(no máximo 3).
1,0
ponto
por
publicação
(no máximo 3).
2,5 pontos por projeto;
(no máximo 2).
5,0 pontos por projeto;
(no máximo 2).
1,0 ponto por PET
(no máximo 2).
Pontuação
Máxima
15 pontos
03 pontos
05 pontos
10 pontos
02 pontos
Os critérios para desempate serão:
1. Maior coeficiente no BAREMA;
2. Maior idade;
3. Não estar participando de outro projeto de extensão no momento de execução das
atividades desse projeto.
4. Encaminhar a documentação comprobatória das atividades para o e-mail dos
organizadores do projeto: labhenf.enf.ufal@gmail.com, no prazo determinado pelo
cronograma que consta nesse projeto.
- Comunidade de referência:
Têm-se por referência a comunidade acadêmica da UFAL, especificamente do antigo
CSAU, no Campus A.C. Simões. Infere-se que deva circular diariamente nesse complexo de
cursos da saúde, cerca de 1.000 (um mil) discentes e mais 200 pessoas que correspondem
aos Docentes, funcionários e demais transeuntes de outras unidades acadêmicas, sendo
este, o número estimado de pessoas beneficiadas diretamente por esse projeto, além das
pessoas com as quais entrarão em contato, número inestimável dentro da comunidade em
geral.
- Dinâmica do Projeto:
Para esse projeto de extensão e idealização da intervenção elegeu-se a metodologia
5W3H como ferramenta para elaboração do plano de ação. A 5W3H consiste num check-list
de ações/atividades que deverão ser desenvolvidas a partir da identificação e priorização
dos nós críticos identificados. Funciona como um mapeamento destas atividades, onde
estará delimitado na forma de questionamentos: “What – o que fazer?; Why – por que fazer?;
How – como fazer?; Who – quem vai fazer?; When – quando fazer?; Where – onde fazer?;
How to measure? – como medir?; How many resources – quantos recursos?” esclarecendo
os motivos que justificam a realização de cada atividade planejada.
O primeiro Nó Crítico identificado nesse projeto de extensão está na Gestão de
Pessoal, e sendo esta, a responsável pelas condições de trabalho, sabe-se que com a
retomada das atividades um Macroproblema diante da pandemia de CoVID-19 será: 1. A
ausência de Barreiras Sanitárias no Campus A.C. Simões da Universidade, pós-pandemia
do Covid-19, sendo esse nó “desatado” pelo objetivo geral desse projeto de extensão. Um
segundo Nó identificado, encontra-se na Gestão da Graduação, responsável pela
capacitação dos Discentes e corresponde ao Desconhecimento quanto ao nível de
conhecimento dos Discentes, quanto à Covid-19 para atuar nas Barreiras Sanitárias. Após a
identificação desses dois Nós críticos elaborou-se o plano de ação, com 03 (três) ações e 03
(três) atividades no primeiro; e 02 (duas) ações e 02 (duas) atividades a serem executadas,
no segundo, conforme matriz 5W3H apresentada a seguir:
Quadro 1 – Matriz de Programação de Ações relativa ao macroproblema1.Maceió, AL, Brasil, 2020.
Macroproblema 1: A ausência de Barreiras Sanitárias no Campus A.C. Simões da Universidade, pós-pandemia da Covid-19
Nó crítico: Gestão de Pessoas (relacionado à política de qualidade de vida no trabalho).
Who?
When?
Where?
How to
measure?
How many
resources?
Quem vai fazer?
Quando fazer?
Onde
fazer?
Como medir?
(Meta)
Quantos
recursos?
(Quais)
Ação 1: Propor o Para controlar Elaborando a
Equipe de
estabelecimento de a segurança da
escrita das
servidores técnicoBarreira Sanitária
Universidade
intervenções administrativos do
no antigo CSAU do no retorno das que comporão LABHENF/EENF.
campus A. C.
atividades
o projeto.
Simões da UFAL,
acadêmicas
em projeto de
pós-pandemia
extensão.
de CoVID-19.
Durante o
período de
distanciamento
social, no
trabalho fora de
sede.
Em
ambiente
virtual no
Google
Drive.
Entrega do
projeto à
chefia
imediata e
submissão no
SIGAA.
Computador
ligado à
internet.
Em abril de
2020.
Ambiente
Com registro
em ata de
reunião.
Computador
ligado à
internet.
What?
O que fazer?
Atividade 1.1:
Reunir-se
virtualmente com o
os demais
membros da
equipe do
LABHENF.
Why?
How?
Por que fazer? Como fazer?
Para discutir a
proposta do
projeto de
extensão.
Agendando
reunião.
Coordenação do
LABHENF.
virtual
Macroproblema 1: A ausência de Barreiras Sanitárias no Campus A.C. Simões da Universidade, pós-pandemia da Covid-19
Nó crítico 1: Gestão de Pessoas (relacionado à política de qualidade de vida no trabalho).
What?
Who?
When?
Where?
How to
measure?
How many
resources?
Quem vai
fazer?
Quando
fazer?
Onde
fazer?
Como medir?
(Meta)
Quantos
recursos?
(Quais)
Coordenação
desse projeto
Silvana M.ª
Barros de
Oliveira.
Em
29/04/2020.
Em
ambiente
virtual.
E-mail
enviado.
Computador
ligado à
internet.
Coordenação
desse projeto
Silvana M.ª
Barros de
Oliveira.
Em
03/05/2020.
Em
domicílio
Ação 3: Realizar
Para garantir a
seleção das Discentes. inclusão destes
no projeto.
Enviando o
Organizadores
projeto com
do projeto de
formulário de
extensão.
inscrição para
o e-mail dos
Discentes.
Após
apreciação
do projeto.
Atividade 3.1:
Para obter lista
Realizar a análise
de
curricular dos discentes classificação.
inscritos.
Acessando o
e-mail do
LABHENF.
Após
finalizado o
prazo de
inscrições.
O que fazer?
Why?
How?
Por que fazer? Como fazer?
Ação 2: Submeter
Para obter
Enviando o
projeto à apreciação da
validação e
projeto para o
Direção e Vice Direção garantir o apoio
e-mail.
da EENF; e a
da escola e a
Coordenação do Curso participação de
de Enfermagem.
Docentes e
Discentes.
Atividade 2.1:
Para firmar a
Realizando
Solicitar apreciação da participação da
contato
Direção da EENF.
EENF.
telefônico.
Organizadores
do projeto.
Chamada
telefônica
realizada.
Telefone
Celular.
Em
ambiente
virtual.
Pelo
recebimento
dos formulários
de inscrição
preenchidos.
Computador
ligado à
internet.
Em
domicílio
Lista de
classificação
concluída e
publicada.
Computador
ligado à
internet.
(Trabalho
fora de
sede).
Macroproblema 2: Desconhecimento quanto ao nível de conhecimento dos Discentes, quanto à Covid-19 para atuar nas
Barreiras Sanitárias
Nó crítico: Gestão Acadêmica (relacionado à capacitação dos alunos).
What?
Why?
How?
Who?
When?
Where?
How to
measure?
How many
resources?
O que fazer?
Por que fazer?
Como fazer?
Quem vai
fazer?
Quando fazer?
Onde fazer?
Como
medir?
(Meta)
Quantos
recursos?
(Quais)
Ação 1: Realizar Para prepará-los
Apresentando o Equipe do
treinamento aos para exercer as
projeto e as
LABHEN.F
Discentes.
atividades de
informações
execução do
importantes acerca
projeto.
da CoVID-19.
Após seleção
das
participantes.
Atividade 1.1:
Preparar
treinamento.
Para garantir o
alcance dos
objetivos.
Preparando slides. Equipe do
LABHENF.
Enquanto
aguarda a
seleção das
participantes.
Ação 2: Realizar
reunião com
todos os
participantes
Discentes.
Para checar o
preparo para o
exercício das
atividades.
Repassando todas Equipe do
as informações, LABHENF.
fluxos e processos
das Barreiras
Sanitárias.
No 1º dia de
retorno às
atividades
presenciais.
Atividade 2.1:
Agendar
reunião.
Garantir a
presença dos
envolvidos.
Enviando e-mail
com convocação.
Equipe do Após informação
LABHENF. oficial da data
de retorno das
atividades.
Em ambiente
Pelo registro
virtual por
de Ata.
vídeoconferência
Em domicílio
Computador
ligado à
internet.
Aula pronta.
Computador
ligado à
internet.
No LABHENF.
Pelo registro
de Ata.
Computador
e Datashow.
Em domicílio
E-mails
enviados aos
participantes.
Computador
ligado à
internet.
(Trabalho fora
de sede).
(Trabalho fora
de sede).
- Materiais Utilizados: Para a realização das Barreiras Sanitárias será necessário
o material abaixo relacionado
Itens de Capital
Item
Quantidade
Valor unitário
em Reais
Valor
Total em
Reais
21,44
5,40
0,42
25,98
107,20
27,00
8,40
571,56
19,90
24,90
-----
109,68
149.40
973,24
Itens de Custeio
Resma de Papel A4
05
Pranchetas em portátil
05
Caneta esferográfica azul
20
Caixas de Máscara Cirúrgica com alças
22
de elástico (com 20 unidades)
Álcool em gel (litro)
12
Protetor facial (face shield)s
06
TOTAL
-----
Além desses, listamos aqui materiais que acreditamos que a Universidade já
possua e que não incluímos no orçamento por essa razão, mas, que serão necessários para
que se estruture a Barreira Sanitária: Mesas, cadeiras e a própria estrutura em si, que pode
ser uma tenda, barraca ou stand para as entrevistas.
- Descrição das Atividades na Barreiras Sanitária
1. Verificação de Temperatura: Por meio de Termômetro Digital Infravermelho sem
contato, a verificação da temperatura será realizada posicionando esse equipamento à uma
distância de 2 a 5 cm da testa do indivíduo, obtendo resultado em 2 segundos. Após essa
verificação, caso a temperatura registrada seja igual ou maior que 37.8º será realizada
rápida entrevista para identificação de sintomas da CoVID-19;
2. Rápida Entrevista: O instrumento para esse fim será o Formulário de Entrevista
acerca dos Sintomas da CoVID-19 (ANEXO A), que deverá ser preenchido pelos
participantes da pesquisa, aplicado apenas para os que apresentarem temperatura igual ou
maior que 37.8º. Se o entrevistado (sendo servidor e no caso dos estudantes e transeuntes)
apresentar ao menos 01 (um) dentre estes sintomas: tosse, cansaço, congestão nasal,
coriza, mialgia, cefaleia, dor de garganta ou dispneia deverá ser tratado como caso suspeito
e encaminhados ao SIASS para Avaliação Clínica Presencial. No caso dos demais
transeuntes estes deverão ser encaminhados à unidade de Saúde Assis Chateaubriand. Os
encaminhamentos serão feitos através de formulário específico (ANEXO B). No entanto,
antes do encaminhamento receberá orientação quanto ao protocolo Institucional acerca do
período de isolamento domiciliar ou quarentena. A cada registro de caso suspeito ou
confirmado comunicado pelo SIASS como positivo para CoVID-19, será encaminhado
informação à Unidade Acadêmica da qual pertence, à Comissão de Gerenciamento da
CoVID-19 da UFAL, à PROGEP e ao DAP.
- Fluxo Fast-Track para a Barreira Sanitária (Fluxo rápido)
Para o manejo na Barreira Sanitária será utilizada a abordagem sindrômica a partir
da verificação da temperatura corporal para Docentes, Técnicos-Administrativos,
Discentes e demais transeuntes do antigo CSAU, no Campus A.C. Simões.
Alvo
Todos os indivíduos da comunidade acadêmica: Docentes, Discentes,
Técnicos-administrativos e demais transeuntes no prédio do antigo CSAU/UFAL.
Objetivo: Identificar casos suspeitos de CoVID-19 e impedir a disseminação da
infecção entre a comunidade acadêmica, encaminhando rapidamente para
atendimento médico.
Ferramenta
Metodologia Fast-Track
Método derivado de protocolos de triagem em emergência, como o protocolo de
Manchester adaptado pelas autoras da Barreira Sanitária. Ferramenta de fluxo rápido
de atendimento para triar casos suspeitos de CoVID-19.
Equipe
Composição da Equipe Fast-Track Barreira Sanitária contra a CoVID-19
Enfermeiros da EENF
Técnicos de Enfermagem da EENF
Discentes da Graduação de Enfermagem
Docentes de Enfermagem da EENF
O Fluxo Fast-Track deve ser sequencial dentro da Barreira Sanitária, primeiramente
pela verificação da temperatura corporal à distância. Indivíduos com temperatura igual
ou maior que 37.8º deverão imediamente, serem submetidos à entrevista rápida, e
em caso de pelo menos um dos sintomas elencados no formulário, encaminhado para
o atendimento médico presencial no SIASS situado no HUPAA. No caso dos demais
transeuntes estes deverão ser encaminhados à UPA Assis Chateaubriand.
Fonte: Ministério da Saúde (BRASILc, 2020). Adaptado pelas autoras.
- METODOLOGIAS ESPECÍFICAS:
As metodologias específicas, de ensino são tão importantes quanto os próprios
conteúdos de aprendizagem. Para Paiva, et al., (2016) & Júnior, Maknamara, (2019), as
metodologias ativas rompem com o modelo tradicional de aprendizagem não só da área de
Educação, mas de todo a comunidade acadêmica, que busca identificar suas fragilidades e
propor novas metodologias de ensino-aprendizagem com diversos benefícios e desafios,
nos diferentes níveis educacionais.
Neste sentido, estamos sugerindo a Metodologia da Problematização do Arco de
Charles de Marguerez, pois nele constam 5 (cinco) etapas que se desenvolvem a partir da
realidade ou um recorte da realidade:
•
•
•
Observação da realidade;
Pontos-chave;
Teorização;
•
•
Hipóteses de solução;
Aplicação à realidade (prática).
6. ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO
Indicadores:
a) carga horária total do projeto (incluindo todas as ações): 12 semanas, de
segundas às sextas-feiras, das 7h00 às 19hrs (5 x12) = 720 + 60 horas de planejamento do
projeto = 780hrs.
b) número de participantes (com direito a certificado), ou seja, alcance do trabalho
(indicador quantitativo – número de envolvidos):
•
•
•
04 Técnicos-administrativos;
15 Discentes;
01 Docente.
c) número de alunos de graduação envolvidos no projeto: 15.
d) quantidade de áreas (interdisciplinaridade - áreas de conhecimentos
mobilizados nas ações) do projeto (quantitativo/qualitativo):
•
•
Áreas de conhecimento: Enfermagem.
Aspecto qualitativo: A atuação no projeto proporcionará o desenvolvimento
de competências, como: Participação efetiva em ações que visem à prevenção
de uma Doença nova como a CoVID-19; trabalhar em uma Barreira Sanitária,
sendo este, um cenário diferente do que eles estão acostumados a frequentar
como consultórios, hospitais e demais serviços de saúde; disponibilidade de
realizar melhorias no processo de cuidar dentro de uma esfera assistencial
específica.
e) alcance territorial (qualitativo):
Ainda que o público alvo seja apenas os Docentes, técnicos-administrativos e demais
transeuntes no prédio do antigo CSAU, não apenas esses indivíduos serão beneficiados por
esse projeto, mas, também uma parcela da comunidade que se relaciona com eles, como
vizinhos, familiares amigos em sua moradia ou outros ambientes sociais que frequentam. O
que torna praticamente imensurável o alcance territorial da Barreira Sanitária proposta.
f) relevância para a formação dos estudantes envolvidos (qualitativo):
A relevância está no impacto na formação técnico-cientifico, pessoal e social do
Discente, no controle de uma patogenicidade emergente, como nunca experenciada no
Brasil e no mundo, além do maior benefício de ao final, estar preparado para outros projetos
no âmbito do cuidar compatível com a sua profissão.
g) relevância para a comunidade (qualitativo), indicando se desenvolvido em
escolas públicas ou em comunidades vulneráveis:
Identificação e encaminhamento adequado dos casos sintomáticos na comunidade
interna e externa por consequência o controle da Covid-19. Além atualizar semanalmente à
PROGEPE, DAP, Comissão de Gerenciamento da CoVID-19 e Unidades Acadêmicas
correspondentes à identificação de casos suspeitos de CoVID-19.
h)
impacto
social
quantitativo/qualitativo):
(nível
de
resolução
da
problemática
–
Conscientização da ação sanitária através da busca ativa como estratégia de controle
dos casos sintomáticos através do monitoramento dos Docentes, Técnicos Administrativos,
Discentes e transeuntes. Além do esclarecimento dos protocolos do MS por profissionais de
saúde a serem seguidos caso alguém apresente sintomas da Covid-19, com ênfase no
cronograma a ser seguido quanto ao isolamento e período de retorno.
i) produtos da ação (quantitativo/qualitativo):
Relatório Técnico; Fluxogramas; Procedimento Operacional Padrão (POP);
Comunicação (através das tecnologias digitais), Programa de Rádio, Formulário de
Entrevista, Formulário de Encaminhamento para Avaliação Clínica Presencial;
webconferências, Folders educativos, dentre outros.
7. PRODUTOS ESPERADOS
Descrever os produtos que podem ser produzidos a partir das ações propostas.
Verificar a lista de produtos anexa ao edital.
Capitulo de Livro; Fascículo; Anais; Artigo Cientifico; Jornal, Guia Prático;
Procedimento Operacional Padrão (POP); Nova Linha de Extensão; Relatório TécnicoCientifico; Produto Audiovisual (vídeo); Trabalho de Conclusão de Curso (TCC);
Dissertações; Teses, outros.
8. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Meses/Ano 2020
Atividades
Elaboração do Projeto de Extensão
Abril
Maio
X
X
Apreciação da Direção da EENF
X
Submissão à PROEX
X
Junho
Seleção dos Discentes
X
Publicação da lista de classificação dos
Discentes
X
Treinamento dos Discentes
X
Atividades de Intervenção/ Realização da
Barreira Sanitária
Elaborar relatório e enviar e entregar à
PROEX
9. PLANO DE ATIVIDADE (BOLSISTA)
Julho
Agosto
Setembro
X
X
X
Outubro
X
A EENF, Unidade da UFAL, no projeto ação de intervenção contra a CoVID-19 ação
de prevenção e cuidados no combate à pandemia, inclui 15 discentes sendo 03 bolsistas e
12 não bolsistas, desenvolvendo as seguintes atividades durante todo o projeto:
•
•
•
•
•
•
•
•
•
•
Participar dos cursos para treinamento acerca da Barreira Sanitária;
Participar das reuniões e treinamentos convocados pela coordenação do projeto;
Organizar o material para coletas de dados (rápida entrevista) dos envolvidos na
intervenção sanitária, público alvo (docentes, técnicos-administrativos, discentes e
transeuntes no antigo CSAU;
Entrega do material produzido para a coordenação do projeto no prazo de 24 horas;
Realizar as atividades de intervenção de acordo com o treinamento recebido,
seguindo o fluxo do projeto, garantindo a realização da barreira sanitária;
Não se ausentar das atividades sem o prévio consentimento da coordenação do
projeto;
Zelar pelo nome da EENF e da UFAL, tratando o público alvo com a devida
cordialidade;
Cumprir a carga horária estabelecida pelo projeto de intervenção.
Realizar as atividades de intervenção com responsabilidade e respeito à pessoa
humana, seguindo os princípios éticos;
Informar imediatamente à coordenação ou aos organizadores do projeto, qualquer
intercorrência durante o desenvolvimento das atividades de intervenção.
Observação: Não, será permitido participação de discentes que não participaram
do processo de seleção simplificado nesse projeto de intervenção.
10. REFERÊNCIAS
BRASILa. Ministério da Saúde. Diretrizes para o Diagnóstico e Tratamento da
COVID-19. Brasília- DF, 06 de abril de 2020. Disponível em:
https://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2020/April/18/Diretrizes-Covid19.pdf
BRASILb. Ministério da Saúde. Protocolo de Manejo Clínico para o Novo
Coronavírus (2019-nCoV). Brasília- DF, fevereiro, 2020. Disponível em:
https://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/fevereiro/11/protocolo-manejo-coronavirus.pdf
BRASILc. Ministério da Saúde. Protocolo de manejo clínico do coronavírus
(CoVID-19) na Atenção Primária à Saúde. Brasília- DF, março, 2020. Disponível
em: https://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/marco/20/20200318-ProtocoloManejover002.pdf
BAI, Y. et al. Presumed Asymptomatic Carrier Transmission of COVID-19. JAMA,
2020. Disponível em:
https://www.sbmfc.org.br/wpcontent/uploads/2020/03/jama_bai_2020_ld_200013.pdf.pdf
DAMIANI, M.F.D.; ROCHEFORT, R.S; CARSTRO, R.F. et al. Discutindo pesquisas
do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação. Pelotas, v. 45, p. 57-67,
mai-ago, 2013.
JÚNIOR, R. R. F; MAKANAMARA, M (2019) A literatura sobre metodologias
ativas em educação médica no brasil: notas para uma reflexão crítica Trab.
Educ. Saúde, vol. 17 nº 1 Rio de Janeiro 2019.
KENNETH, M. Novel Coronavirus (2019-nCov). UpToDate, Jan 2020. Disponível
em: https://www.uptodate.com/contents/coronavirus-disease-2019-covid-19-epidemiologyvirology-clinical-features-diagnosis-and-prevention
KUPFERSCHMIDT, K. Study claiming new coronavirus can be transmitted by
people without symptoms was flawed. Science, February 3, 2020. Disponível em:
https://www.sciencemag.org/news/2020/02/paper-non-symptomatic-patient-transmittingcoronavirus-wrong
OLIVEIRA, S.M.B. Caracterização do quantitativo de pacientes em cuidados
paliativos oncológicos no hospital universitário Prof.º Alberto Antunes.
Curso de Especialização em Gestão em Saúde [Monografia]. Escola Nacional de
Saúde Pública Sergio Arouca – EAD/ ENSP/FIOCRUZ.
PAIVA, M. R. F et al., Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem: Revisão
Integrativa SANARE, Sobral - V.15 n.02, p.145-153, Jun./Dez. – 2016.
QIAN, G. et al. A COVID-19 Transmission within a family cluster by
presymptomatic infectors in China. Clin Infect Dis an Off Publ Infect Dis Soc
Am, 2020 Mar. Disponível em: https://doi.org/10.1093/cid/ciaa316
RAZAI, M.S. et. al. Coronavirus disease 2019 (covid-19): a guide for UK GPs.
BMJ, 2020. disponível em: https://doi.org/10.1136/bmj.m800
ROTHE, C. et al. Transmission of 2019-nCoV Infection from an Asymptomatic
Contact in Germany. N Engl J Med, 2020; Disponível em:
https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMc2001468
Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Plano de Desenvolvimento
Institucional 2019-2023. Disponível em: https://pdi.ufal.br/documentos/pdi-20192023/pdi-ufal-2019-2023-completo.pdf
World Health Organization – WHO. Rational use of personal protective
equipment for coronavirus disease (COVID-19): interim guidance. 27 February
2020. Disponível em:
https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/331215/WHO-2019-nCovIPCPPE_use2020.1-eng.pdf?sequence=1&isAllowed=y
11. ANEXOS
Colocar as informações adicionais não contempladas no corpo do projeto e
consideradas importantes para compreensão do contexto ou do problema.
ANEXO A – Formulário de Entrevista Rápida acerca dos Sintomas da CoVID-19. Barreira Sanitária
na UFAL, 2020.
ANEXO B – Formulário de Encaminhamento de Indivíduo Suspeito da CoVID-19.
Barreira Sanitária na UFAL, 2020.
Barreira Sanitária na UFAL contra CoVID-19
Formulário de Entrevista e Encaminhamento para Atendimento Médico
Nome do Entrevistado:______________________________________________
[ ] Docente [ ] Discente [ ] Técnico-administrativo [ ] Transeunte
Outro________________________
[
]
Sinais e Sintomas identificados: Temperatura ________ºC
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
Teve contato com alguma pessoa diagnosticada com CoVID-19?
[ ] Não
[ ] Sim, quem? ______________________, quando? __________________
Observações: _________________________________________________________
_______________________________________________________________________.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------Encaminhamento:
[ ] SIASS
[ ] UPA Assis Chateaubriand
Carimbo/Rubrica ou Assinatura do Entrevistador:
Maceió, _____/___/______.
ANEXO B – Formulário de Entrevista e Encaminhamento de Indivíduo Suspeito da CoVID-19.
Barreira Sanitária na UFAL, 2020. p1/1
