Grupos de Pesquisa

Institucionais e Parceiros http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/

Grupo de Estudos e Pesquisas na Saúde da Mulher e Vulnerabilidades - GEPSMUV - (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/323348)

Líder: Prof.ª Dr.ª Amuzza Aylla Pereira dos Santos

O grupo desenvolve estudos e pesquisas para os cuidados das mulheres em situação de vulnerabilidades social e em saúde. Tem por objetivo contribuir para desenvolvimento de ações que promovam cuidados prioritários, sem discriminação de qualquer natureza, voltadas para as mulheres em situação prisional, em condição de rua, no ciclo gravídico-puerperal, nas IST's/HIV/AIDS, nos cânceres de Colo de útero e mama e nas violências diversas. Deste modo, pretende-se que o conhecimento produzido possa ter impacto no âmbito acadêmico, de forma a promover através da formulação, implementação e avaliação de políticas públicas melhoria na qualidade de vida destas mulheres. Os pesquisadores envolvidos se propõem a integrar os eixos de ensino, pesquisa e extensão, incentivando a participação da comunidade acadêmica e da sociedade a colaborarem na construção de novas perspectivas associadas as condições sociais e de saúde das mulheres no seu ciclo de vida.

Grupo de Estudos e Pesquisas Cuidado em Saúde - (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2553)

Líder: Prof.ª Dr.ª Célia Alves Rozendo

Contribuir para o desenvolvimento de propostas inovadoras no processo de assistir e cuidar, incluindo a gestão, a educação e o ensino em saúde e em enfermagem. Para tanto, propõe a realização de estudos, pesquisas e divulgação de conhecimentos acerca do cuidado em saúde numa perspectiva interdisciplinar, visando a melhoria da qualidade da assistência e do processo de cuidar.

Avanços em Tecnologia, Ensino e Gerenciamento para a Saúde do Adulto, o Centro Cirúrgico (CC) e o Centro de Material Esterilizado (CME) - (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/40209)

Líder: Eveline Lucena Vasconcelos

Aprimorar o conhecimento, o ensino e a aprendizagem em centro cirúrgico (CC) e centro de material esterilizado (CME). Aportar crescimento tecnológico em CME e CC no intuito de aprimorar o cuidado de enfermagem ao paciente como também, no intuito de propiciar a otimização e crescimento das práticas diárias de enfermagem. 

Atenção Integral à Saúde da Criança e Adolescente - AISCA - (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/16396)

Líderes: Prof.ª Dr.ª Ingrid Martins Leite Lúcio e Prof.ª Dr.ª Ana Carolina Santana Vieira 

O grupo de Pesquisa AISCA se propõe a integrar os eixos de ensino, pesquisa, extensão e gestão da Universidade Federal de Alagoas/Esenfar, na perspectiva do incentivo a formação de recursos humanos na área, graduação e pós-graduação em Enfermagem,na área da Saúde da Criança e Adolescente, integrando grupos de pesquisa parceiros, rede dos serviços de saúde de Alagoas, instituições de ensino superior públicas e privadas e comunidade/usuários do SUS. Os pesquisadores envolvidos, docentes, especialistas, mestres e doutores da área e afins desenvolvem atividades de ensino/pesquisa, iniciação científica, extensão, orientação de TCC, dissertações/teses, com enfoque na saúde materno infantil e seus principais agravos, a partir dos diagnósticos/indicadores de saúde e perfil epidemiológico. Incentiva a participação de seus integrantes/colaboradores em eventos científicos da área, curso de capacitação/aperfeiçoamento e produção científica.

Grupo de Estudos Mulher, Saúde, Cidadania e Cultura - GEMUSC - (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/254283)

Líderes: Prof.ª Dr.ª Jovânia Marques de Oliveira e Silva

O referido grupo de estudos trabalhará com pesquisas relacionadas à saúda da mulher, etnia, gênero e cidadania. Linhas de Pesquisa: Atenção e cuidado à mulher em situação risco obstétrico; Mulher, saúde, cidadania e cultura; Saúde da Mulher: cuidado humanizado no ciclo gineco-obstétrico.

Grupo de Estudo D. Isabel Macintyre - GEDIM - (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/25878)

Líderes: Prof.ª Dr.ª Laís de Miranda Crispim Costa e Prof.ª Dr.ª Regina Maria dos Santos

O Grupo de Pesquisa Isabel Macintyre tem o entendimento de que é necessário garantir a liberdade de pensamento e de construção de ideias, encaminhando assim pela liberdade de escolha das abordagens teórico-metodológicas. Não obstante, aquelas que estiverem sendo utilizadas pelos participantes serão estudadas e debatidas pelo grupo. Este grupo se interessa por estudos que abordem a história da saúde e da enfermagem bem como os fenômenos que cercam os aspectos éticos e o processo de organização profissional. Conta também com uma linha de pesquisa dedicada a estudos na área de saúde coletiva, multi e interprofissional em saúde e em enfermagem. O grupo conta com estudantes de graduação, pós-graduação, enfermeiros e docentes de várias instituições de ensino de Alagoas. 

Grupo de Pesquisa em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas Austregésilo Carrano Bueno - GPESAM - (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/26359)

Líderes: Prof.ª Dr.ª Maria Cicera dos Santos de Albuquerque e Prof.ª Dr.ª Verônica de Medeiros Alves

Produzir estudos avançados e pesquisas que possam: Contribuir para uma assistência de enfermagem à pessoa, à família e a comunidade em sofrimento psíquico na Rede de Atenção Psicossocial do Sistema Único de Saúde. Contribuir para a atenção psicossocial a pessoa com transtorno mental, uso de álcool e outras drogas. Criar novas perspectivas para o acolhimento e escuta qualificada a pessoa com transtorno mental, uso de álcool e outras drogas como também a seus familiares e coletividade. Contribuir para a formação permanente dos profissionais de enfermagem atuantes nos serviços substitutivos da atenção psicossocial. Criar novas perspectivas para o ensino, a aprendizagem e o cuidado na atenção psicossocial. Desenvolver a relação intra e interpessoal como terapêutica do cuidado. Contribuir para a relação interpessoal entre a equipe de saúde, da pessoa e da família frente ao sofrimento psíquico.

PROCUIDADO - (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/17533)

Líderes: Prof.ª Dr.ª Isabel Comassetto e Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Soares Figueiredo Trezza

Este grupo de pesquisa se interessa por estudos que resultem na ampliação das possibilidades de cuidar das pessoas em sua realidade de vida. Por isso, envida esforços na busca de estratégias de cuidado para além das habitualmente praticadas no âmbito do saber e do fazer divulgados. Assim sendo, o PROCUIDADO espera ser visto como um espaço de liberdade de proposições éticas e estéticas que pretendem responder às necessidades das pessoas em suas singularidades. O PROCUIDADO encontra respaldo para as suas pesquisas no entendimento da ciência como "um processo antes de ser acabamento, um penoso esforço para recomeçar perpetuamente a pensar de maneira precisa" (MOLES, 1995, p.16). O PROCUIDADO concorda com Luckesi quando diz que "a sensibilidade para perceber os fenômenos e perguntar sobre eles é o ponto de partida para se fazer ciência" (LUCKESI, 2000, P.75). Tem como pano de fundo para os seus estudos a pessoa no seu contexto e circunstância de vida, entendendo PESSOA como sendo um ser único. 

Núcleo de Pesquisa e Inovação Tecnológica em Tratamento de Feridas - (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/12541)

Líderes: Prof.ª Dr.ª Maria Lysete de Assis Bastos e Prof.ª Dr.ª Regina Célia Sales Santos Veríssimo

O grupo trabalha com plantas alagoanas com história etnobotânica de uso para o tratamento de infecções e cicatrização de feridas saúde, produzindo trabalhos científicos nos diversos níveis de formação da graduação a pós-graduação. Possui pesquisas cadastradas e iniciadas,em Programas de Pesquisa e extensão. 

Grupo de Estudos e Pesquisas em Qualidade e Segurança na Saúde e Enfermagem - GEPEQUASS - (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9049091039694508)

Líderes: Prof.ª Dr.ª Patrícia de Carvalho Nagliate e Prof.ª Dr.ª Alda Graciele Claudio dos Santos Almeida

Estudo, pesquisa, desenvolvimento e avaliação de atividades e produtos/instrumentos relacionados à qualificação das práticas de saúde, no âmbito dos serviços do Sistema Único de Saúde, utilizando como referencial teórico as temáticas: qualidade, trabalho, educação e gestão em saúde. Nessa perspectiva, a segurança compreendida como uma dimensão da qualidade e a Educação Permanente como estratégia prioritária no desenvolvimento de pesquisas e intervenções que busquem a transformação do processo de trabalho das equipes/ profissionais de saúde nos diversos cenários de atenção.

Tecnologias e Evidências para o cuidado de enfermagem e de saúde - TECES - (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/582966)

Líder: Prof.ª Dr.ª Regina Célia Sales Santos Veríssimo

O Grupo Tecnologias e Evidências para o cuidado de enfermagem e de saúde – TECES tem por objetivos contribuir para o desenvolvimento de pesquisas na área, desenvolvimento de tecnologias para cuidado de enfermagem e também desenvolver pesquisas que favoreçam a prática da Enfermagem baseada em evidências com o propósito de formação para a mudança da prática clínica da enfermagem sustentada por evidências sólidas. Os pesquisadores, profissionais e estudantes farão a ligação entre a prática da Enfermagem Baseada em Evidências com vistas ao desenvolvimento de tecnologias para cuidado de enfermagem e de saúde. Projetos de pesquisa que envolvam a busca de evidências e tecnologias para o avanço e aprimoramento das práticas clínicas do enfermeiro serão incentivadas dentro do grupo. Algumas das áreas de atuação do grupo: Enfermagem obstétrica baseada em Evidências e desenvolvimento de tecnologias em enfermagem obstétrica; Neonatologia baseada em Evidências. 

Tecnologias e Intervenções de enfermagem referentes a infecções relacionadas a assistência à saúde e ao período perioperatório - (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/323887)

Líder: Prof.ª Dr.ª Thaís Honório Lins Bernardo 

O Grupo de pesquisa Tecnologias e Intervenções de enfermagem realiza estudos referentes a infecções relacionadas à assistência à saúde e ao período perioperatório. Tem como objetivos desenvolver pesquisas e tecnologias com aspectos clínicos, epidemiológicos e microbiológicos relacionados a infecções na assistência à saúde com ênfase na prevenção e tratamento das mesmas, assim como na área perioperatória. Tendo como finalidade contribuir de modo relevante para a produção de conhecimento científico, teórico e prático, assim como melhoria na qualidade da assistência em enfermagem.