Homenagem ao Dia Internacional da Mulher

08/03/2021 19h42 - Atualizado em 31/03/2021 às 10h18
HOMENAGEM DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER A COMUNIDADE DA EENF

No Dia Internacional das Mulheres de 08 de março de 2021 a Escola de Enfermagem (EENF) da UFAL celebra a luta das Mulheres por sua liberdade, protagonismo e conquistas por espaços e direitos. A convergência na EENF de diferentes mulheres com suas singularidades compondo o corpo docente e de técnicas-administrativas imbuídas na formação de enfermeiras e de mestres em enfermagem; e de estudantes da graduação e pós graduação de enfermagem altamente comprometidas com seus aprendizados só pode resultar em um curso graduação de enfermagem de alta qualidade, numa pós-graduação bem conceituada, na produção de conhecimento científico avançado e inovador voltados a saúde da população alagoana.
    É fortalecedor para o feminino da EENF ter mulheres tão especiais, inteligentes e guerreiras comprometidas com a sociedade. Realmente temos muito a comemorar, contudo a luta continua porque infelizmente persistem a violência contra as mulheres, a exploração sexual, o nefasto racismo e o descaso quando o assunto “é coisa de mulher”. É fundamental ter clareza que o cotidiano da maioria das mulheres é cheio de desafios e obstáculos impostos por uma sociedade que carece reconhecer que lugar de mulher é onde ela quiser, e que não deve se sentir culpada por suas realizações quando alcança o lugar que lhe é merecido.
   Neste Dia Internacional da Mulher cabe o reconhecimento das enfermeiras, técnicas e auxiliares de enfermagem que dedicam as suas vidas ao exercício da enfermagem na linha de frente do cuidado às pessoas com COVID-19, são mulheres que se colocam em risco diariamente, que renunciam estar com sua família, a um lazer e ao próprio descanso para salvar vidas, há maior sentido de existir do que esse? Que lutam nesta pandemia com falta de EPIs, precarização do trabalho, exaustão e salários aquém das responsabilidades que ocupam. Aproveitamos este dia para parabenizá-las por sua coragem e força. Homenageamos In Memoriam as profissionais de enfermagem que se tornaram vítimas desta doença e deixaram muitas saudades, foram registradas 500 mortes por covid-19 no Brasil entre estas trabalhadoras, o que equivale a um terço do total destas profissionais mortas no mundo.
  Para concluir ressaltamos a necessidade da promoção da saúde mental e o fortalecimento dos vínculos relacionais de todas as mulheres que compõem a comunidade da EENF bem como das enfermeiras, técnicas e auxiliares de enfermagem de todo o nosso Brasil. Para isso, nós precisamos continuar a nos reconhecer enquanto mulheres,  a cuidar uma das outras, a nos apoiar e a produzir falas de encorajamento, esperança e de considerar o lugar desta mulher que habita cada uma de nós, no mundo político, do trabalho,  intelectual, social e familiar, e tecer rupturas com as narrativas dominantes para que nenhuma mulher seja mais silenciada, oprimida, muito menos negada;  e alcancemos uma sociedade igualitária, justa e fraterna, com oportunidade para todas.

Feliz Dia Internacional da Mulher
08 de março de 2021