Docente Rita de Cássia Camelo Bueno Cavalcanti recebe título de Doutora em Educação

03/09/2020 16h17 - Atualizado em 04/09/2020 às 19h44

Em maio do corrente ano, a professora Rita de Cássia Camelo Bueno Cavalcanti da Escola de Enfermagem -EENF/UFAL logrou êxito na tese apresentada ao programa de pós-graduação stricto sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, obtendo o título de Doutora em Educação, sob orientação da Profa. Dra. Glacy Queirós de Roure.

Em sua tese, vinculada na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura e intitulada "SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE: ANÁLISE DISCURSIVA DOS FASCÍCULOS “ADOLESCENTES E JOVENS PARA EDUCAÇÃO ENTRE PARES” DO PROJETO SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS", a docente Rita de Cássia objetivou analisar a discursividade da proposta apresentada pelo Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), especialmente em relação a três fascículos, quais sejam, “Adolescentes e Jovens para a Educação entre Pares” - Sexualidade e Saúde Reprodutiva; Prevenção das DSTs, HIV e AIDS e Diversidades Sexuais.

Os resultados apontaram que o tipo de discursividade das Oficinas Pedagógicas dos SPE (2010) apresenta traços tipicamente de texto informativo. Assim, de acordo com a docente " (...) em nenhum momento, percebeu-se, nos textos das oficinas, espaços para que os adolescentes e jovens pudessem inserir suas dúvidas, inquietações, angústias e incertezas sobre o sexo e a sexualidade vivenciadas em sua singularidade. Notou-se, então, uma polissemia bastante controlada, característica nuclear de um discurso pedagógico autoritário".

É com muita alegria e satisfação que a EENF parabeniza a Profª Draª Rita de Cássia Camelo Bueno Cavalcanti pelo brilhante trabalho e pelo êxito logrado na tese desenvolvida.