História

O Centro Acadêmico de Enfermagem 12 de maio, cujo nome é uma menção ao dia mundial do Enfermeiro e em homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, foi fundado em 1981 e contribuiu no reconhecimento do curso de enfermagem e na articulação com a Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem.

Surgiu com ideais de luta, inclusão e com muito engajamento e mobilização social apesar da pouca noção inicial do que é um “centro acadêmico”. Contudo, logo em seu primeiro ano de fundação se fez presente institucionalmente na Universidade Federal de Alagoas- UFAL e também foi capaz de se organizar e articular estadual e nacionalmente executando reivindicações que vinham diretamente de sua base.

O foco inicial do CAEnf 12 de maio era manter seu canal de comunicação entre docentes e discentes de várias formas, seja incorporando a participação e aproximação estudantil através da informação e debates ou através de eventos, princípios estes que se mantêm até os dias atuais.