Resumo do Projeto

Estudos no âmbito da hospitalização pediátrica despontam com a necessidade de uma atenção integral e humanizada em saúde com enfase em ações que incorporem práticas de cuidado que aproximem a criança, adolescente e sua familia de uma rotina que é interrompida pela internação. Diante deste contexto o comportamento da criança/adolescente é afetado sendo comum expressões resultantes do estresse, ansiedade e o medo que impactam na permanência da criança durante o período e na adesão as terapeuticas interdisciplinares as para o restabelecimento da saúde. Busca-se, portanto, promover a continuidade do projeto de extensão “T.E.C.A – Território Encantado de Crianças e Adolescentes: tecnologia leves e cuidado multiprofissional em saúde numa brinquedoteca hospitalar”, que no terceiro ciclo foi renomeado para “T.E.C.A. – Território Encantado de Crianças e Adolescentes: Atenção interprofissional à saúde em uma brinquedoteca hospitalar”, mediante a consolidação de sua estruturação básica de funcionamento foco dos ciclos anteriores, e deste modo, desenvolver e consolidar de modo sistemático ações lúdicas com o olhar multiprofissional a partir de práticas cotidianas de cuidado baseadas na utilização de tecnologias leves, na assistência em saúde, voltada para crianças e adolescentes atendidos pela Clínica Pediátrica - HUPAA/EBSERH/UFAL e seus familiares. O lúdico na atenção em saúde é considerado uma tecnologia denominada leve, utilizada para promoção do processo de humanização, que pode ajustar-se as diferentes fases do desenvolvimento psicomotor, cognitivo e social da criança e adolescente. Para tanto, parte-se da abordagem de um grupo composto por profissionais e acadêmicos da enfermagem, psicologia, terapia ocupacional, nutrição, odontologia, fisioterapia, pedagogia, medicina, que atuam na prevenção, promoção e cuidado em saúde, numa visão biopsicossocialespiritual?. As ações serão baseadas nas condições de saúde/doença, idade e interesse da criança e adolescente e no contexto familiar e social. Apresenta uma metodologia ativa com base construcionista no desenvolvimento de uma abordagem lúdica, disponibilizando-se de jogos, brinquedos, exibição de filmes, atividades festivas e artísticas, brincadeiras, músicas, oficinas e grupos terapêuticos, teatro e contação de histórias. Serão construídos diários de campo pelos/as extensionistas, que subsidiarão os relatórios do projeto e as pesquisas cientificas demonstrando a relevância e impacto do lúdico e da brinquedoteca nos cuidados de saúde oferecidos durante o período de hospitalização na Clínica Pediátrica. Palavras-chaves: Brinquedoteca Hospitalar; Lúdico; Formação Acadêmica; Pediatria.